Google






Salvador - Praias
Praia de Amaralina - Nesta praia está localizado o Largo das Baianas de Acarajé, com um grande quiosque, um dos pontos mais tradicionais de venda de acarajé, água de coco e outras delícias típicas de Salvador.A praia possui trechos com ondas fortes, principalmente na parte sul, que se inicia a partir do quartel do Exército, e também trechos com piscinas de corais forradas com um tapete verde de algas, escondidos na região que fica logo atrás do largo de Amaralina e que aparecem apenas na maré baixa. Nesta praia existem também trechos excelentes para a pesca esportiva. Toda sua extensão é contornada por um grande calçadão, facilitando a prática do Cooper. Está localizada na Cidade Baixa, banhada pela Baía de Todos os Santos e distante 13 km ao sul do centro da Cidade, proporciona uma bela vista de suas ilhas e casarões antigos, um cenário bucólico e cheio da poesia de outrora.
Praia da Armação - Distante 13 Km ao norte do centro da cidade, se situa no bairro do mesmo nome. Denominada anteriormente de Chega Nego, a praia recebia as embarcações de negros escravizados, que vinham da África durante o período em que o tráfico oficial foi proibido. Os escravos eram depositados numa senzala construída à beira da praia até serem comercializados. O local é muito bonito, mas a praia não é muito procurada para o banho por apresentar correnteza muito fortes.Em frente à praia fica localizado o Shopping Center Aeroclube Plaza Show, excelente opção de lazer, cinema, lojas, bares, restaurantes, e casas noturnas. Também se encontra instalado neste bairro o Centro de Convenções da Bahia, alguns hotéis de qualidade e alguns dos mais procurados restaurantes da cidade.
Praia da Boa Viagem - Está localizada na Cidade Baixa, no bairro do mesmo nome e distante 12 km ao sul do centro,  oferece uma vista privilegiada da cidade. No passado, esta praia era utilizada para desembarque de mercadorias. É famosa principalmente por ser o ponto de chegada da Procissão Marítima do Bom Jesus dos Navegantes, que acontece no primeiro dia do ano, encontra-se nesta praia a Igreja da Boa Viagem, construída no século XVIII. O mar apresenta águas calmas e com poucas e fracas ondas, bem propício para a prática de esportes náuticos. As areias são douradas e, apesar de estreitas, abrigam barracas que servem petiscos típicos. Atualmente, o local é muito procurado pelos que gostam de admirar a bela vista da cidade e da Baía de Todos os Santos e também pela diversidade de mariscos encontrados nos bares e restaurantes locais.

Praia do Farol da Barra - Ao fim da Praia do Porto da Barra, encontra-se a Fortaleza de Santo Antônio, conhecida como Farol da Barra, que foi construída em 1627 a mando do então Governador Francisco Nunes Marinho para a defesa contra os corsários. Um dos monumentos símbolos de Salvador, no seu interior foi instalado no seu interior o Museu Náutico da Bahia, e também funciona um bar/restaurante, de onde se tem uma privilegiada visão panorâmica de Salvador e um dos mais bonitos espetáculos do pôr do sol da Cidade.

Há alguns metros desta Fortaleza, ainda na Praia da Barra, encontra-se a estátua do Cristo Redentor.
Praia nostálgica a cerca de 05 Km do centro, banhada pelo Oceano Atlântico, protegida por arrecifes, oferece, principalmente na maré baixa, mar com pequenas ondas e piscinas naturais cristalinas. É porta de entrada da Baía de Todos os Santos. Em toda extensão da orla da Praia da Barra são encontrados hotéis, pousadas, bares e restaurantes, que funcionam todos os dias. Seu calçadão é hoje um dos locais mais procurados para a prática do Cooper.

A Praia do Flamengo - Está localizada ao norte da cidade, divisa com o município de Lauro de Freitas, distante 26 Km do centro, no bairro do mesmo nome. Possui um mar muito verde, com águas mornas, formando piscinas naturais na maré baixa, devido à presença de recifes e na maré alta, grandes ondas podem ser vistas, quando é muito procurada para a prática do surf e bodyboard.
A Praia da Gamboa – Situa-se abaixo da Av. Contorno, no bairro do mesmo nome, e dista cerca de 1,5 km do centro. A palavra Gamboa significa cercado feito de galhos à entrada dos estuários para apanhar peixes.O acesso a esta praia se localiza ao lado do tradicional Solar do Unhão, construído no século XVII e onde atualmente funciona o Museu de Arte Moderna da Bahia, com um acervo de arte contemporânea e com exposições periódicas de artistas nacional e internacionalmente consagrados. Também no Solar funciona um restaurante, com apresentações diárias de danças típicas (capoeira, maculelê, dança de roda e outras), e o Parque das Esculturas. Às margens de uma pequena enseada, a Praia da Gamboa é bastante procurada pelos mergulhadores e moradores da região. As águas são tranquilas em toda a sua extensão, existindo apenas uma pequena e estreita faixa de areia sem infra-estrutura turística. Apresenta uma belíssima visão panorâmica da Cidade e da Baía de Todos os Santos, especialmente a partir do Solar do Unhão.
Praia de Itapuã - Situada no bairro Itapuã, é protegida por arrecifes, a tranqüilidade de suas águas verdes com ondas fracas e a formação de piscinas naturais, a grande quantidade de coqueiros, cujas folhas dançam caprichosamente agitadas pela fresca brisa marinha, a existência de uma colônia de pescadores locais e suas jangadas, fazem deste local um cenário inspirador e agradável e um local para desfrutar-se de deliciosos banhos de mar. Neste bairro encontramos confortáveis parques, como o Parque Metropolitano do Abaeté, inaugurado em 03 de setembro de 1993, situado dentro de uma área de Proteção Ambiental, com cerca de 12 mil metros quadrados, e onde se encontra a mais famosa lagoa de águas escuras da cidade a Lagoa do Abaeté com suas dunas de areias brancas e uma vegetação extremamente rica, formada por espécies predominantemente nativas, de porte variável, desempenhando um importante papel para manutenção da fauna. Entre as espécies mais notáveis, destacam-se várias orquídeas, que se encontram em número significativo na área. Além delas, são encontrados tipos de vegetação dispostos nas mais diversas composições paisagísticas naturais, árvores frutíferas como goiabeiras, cajueiros dentre outras. De origem indígena Lagoa de Abaeté significa “lagoa tenebrosa” por ter suas águas escuras e Abaeté significa “ homem por excelência”. É celebrada neste bairro a tradicional Festa de Itapuã (lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã). Manifestação religiosa do candomblé, onde Nossa Senhora da Conceição é sincretizada como Iemanjá, com as baianas, os pescadores e o povo participando da missa, procissão e da lavagem da escadaria da igreja com água perfumada.
Praia de Jaguaribe - Localizada na parte norte da cidade, distante 18 Km do centro da Cidade, está situada entre as praias de Piatã e Patamares. Esta praia encontra-se dividida em 03 trechos distintos, ou seja, Praia de Jaguares, Praia do Sesc e Praia da Terceira Ponte. Possui um mar calmo de águas mornas em todas as estações.
Praia do Jardin de Alah - Com uma beleza peculiar, nesta praia se encontra o Jardim de Alah, coqueiral incorporado à paisagem da cidade desde quando a urbanização se iniciou na região. Da sombra do coqueiral, tem-se uma bela visão da praia e de boa parte da orla de Salvador. Com um enorme gramado e inúmeras barraquinhas que servem cervejas e quitutes na areia, a praia é muito frequentada e admirado por todos. O mar de águas mornas apresenta ondas fortes, devido às correntezas existentes no local. Esta praia se situa 12 Km ao norte do centro da cidade.
Praia de Monte Serrat - Localizada no extremo sul da Península, de onde se pode apreciar um belíssimo pôr do sol emoldurado pelas águas azuis e por algumas das 36 ilhas da Baía de Todos os Santos. Ponta de Monte Serrat é hoje conhecida como Ponta de Humaitá. Neste local encontra-se o Farol de Humaitá e um pequeno conjunto religioso formado pela Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Cerra, um notável conjunto colonial do século XVII. Sobre a colina situa-se o Forte de Nossa Senhora do Mont Serrat, erguida no século XVII e tomado por duas ocasiões – em 1624 e 1638 – pelos soldados da Companhia das índias Ocidentais, os quais atacaram a Capital e o principal porto exportador de açúcar do período colonial brasileiro. O forte abriga o Museu de Armas.
Praia  do Rio Vermelho - A Praia do Rio Vermelho está situada no bairro do mesmo nome, distante cerca de 8 km do centro da cidade. Antigamente, um dos costumes mais cultivados pelas famílias de Salvador era o veraneio, sendo a Praia do Rio Vermelho a localidade preferida. Na praia do Rio Vermelho é onde acontece todo o ano a tradicional festa de Iemanjá, no dia 02 de fevereiro, quando filhas e mães de santo, babalorixás, pescadores, turistas e curiosos cantam e homenageiam Iemanjá, uma manifestação religiosa pública do Candomblé.
A Praia de São Tomé de Paripe - É uma das mais belas da Baía de Todos os Santos. Localizada no subúrbio de Salvador, no bairro do mesmo nome, dali partem diariamente embarcações com destino à Ilha de Maré. O mar apresenta águas mornas e calmas, propícias para a prática de esportes náuticos, como windsurf, esqui aquático e caiaque. A praia é muito procurado nos finais de semana, principalmente pelos moradores da região.
Praia de Stella Maris -  Cheia de charme, vem ganhando a preferência dos jovens e de militantes ecológicos. Há muito tempo vem mantendo-se como “point” do verão em Salvador. O mar, possui águas mornas e esverdeadas, ondas fortes nas marés altas e piscinas naturais durante as marés baixas. Muito procurada para a prática de esportes como o surf, o jet-ski e o bodyboard.  Situada no bairro do mesmo nome, entre a praia do Flamengo e a praia de Itapuã, distante 24Km do centro da Cidade.
A Praia de Piatã é uma enseada longa e reta, separada por uma larga faixa de área verde com coqueiros e arbustos típicos da vegetação do Nordeste, oferecendo uma bela paisagem. Bonita praia de areias amarelas é considerada uma das melhores praias de Salvador para a prática do Surf. Situada no bairro de Piatã, fica distante 19 Km do centro da Cidade. O mar, mesmo na maré alta, é calmo, apresentando pequenas ondas e permitindo que se adentre a pé por uma longa distância. Em função de possuir águas tranqüilas, esta praia é procurada em todas as estações e muito freqüentada por famílias com crianças.
A Praia de Pituaçu - É protegida por arrecifes, apresentando, portanto, pequenas ondas. Situada no bairro do mesmo nome, fica distante 17 Km do centro da Cidade.Na parte sul, contém trechos de grande beleza, onde ostenta um belo coqueiral e pequenas dunas. Conhecida também como Praia dos Artistas, pois era o ponto de encontro de artistas, boêmios, músicos, poetas e intelectuais no final da década de 70, foi palco do primeiro topless na Bahia. Em função da prática do topless, em plena época da ditadura militar, o local cria fama, atraindo pessoas de várias partes pelo clima de liberalidade e pelo local selvagem, quase no centro da cidade. A prática do nudismo, o uso livre do baseado e o namoro entre pessoas do mesmo sexo criaram o clima de liberdade nesta praia. Era também conhecido como recanto dos hippies. Possui águas calmas e mornas e piscinas naturais durante a maré baixa, em função da presença de recifes, e é ótima para o banho de mar de crianças.
Praia da Pituba - Situada em um dos bairros mais populosos de Salvador, distante 10 km do centro. O bairro da Pituba era, no passado, uma grande fazenda que pertencia ao Sr. Manoel Dias da Silva. Com o passar dos anos, a fazenda foi vendida, transformando-se em vários loteamentos particulares. Perto do local onde os pescadores guardam suas embarcações, encontra-se a melhor área para banhos, devido à presença de recifes, mar calmo e piscinas naturais. Ponto ideal para caminhadas pela manhã e no final da tarde, possui ainda uma variedade muito grande de restaurantes e bares. O bairro da Pituba originalmente parecia uma pequena aldeia e ficou famoso pelos seus coqueirais. A palavra Pituba é de origem indígena e significa “bafo, sopro, exaltação, maresia” – alusão aos ventos que sopravam por entre os coqueirais.

Praia de Placaford - Está localizada no bairro de Piatã, situada entre a Praia de Itapuã e a Praia de Piatã, distante 20 Km do centro da Cidade. O nome Praia de Placaford surgiu por causa de uma grande placa promocional da empresa automobilística “Ford”, em frente à praia que foi moda durante os anos 60.

Com ondas calmas e águas mornas, devido à proximidade de recifes, proporciona o surgimento de pequenas piscinas naturais durante as marés baixas e é considerada como uma praia ideal para o banho. Uma pequena faixa de areia margeada por barracas e também a presença de algumas dunas altas e muitos coqueiros fazem desta praia um excelente local para se apreciar a natureza.

A Praia de Ondina - Fica localizada no bairro do mesmo nome, distante 7 Km do centro da Cidade. A praia possui 03 trechos distintos: Praia das Crianças, Praia da Sereia e Praia do Cristo. A Praia das Crianças recebeu este nome por possuir piscinas naturais esculpidas nas pedras por um antigo morador do bairro. O mar bastante calmo é propício para o lazer em todas as idades. Possui um lindo coqueiral e quadra para prática de esportes. A Praia da Sereia possui um mar agitado, muito procurada pelos surfistas. Está localizada na parte norte deste bairro. A orla marítima é sempre bastante movimentada, com a presença das pessoas realizando suas caminhadas diárias que se estendem até a Praia do Porto da Barra. No bairro da Ondina está localizado a maior concentração de hotéis na cidade, o Palácio de Ondina, residência de verão dos governadores, o Jardim Zoológico e bons restaurantes. Um dos locais de melhor infra-estrutura turística da Cidade.
A Praia da Ribeira é considerada um dos locais mais charmosos e boêmios de Salvador. Nesta praia centenas de embarcações mostram a preferência dos velejadores pelo local. As facilidades portuárias da Ribeira levaram o lugar a ser ocupado inicialmente por aldeias de pescadores, que contavam com a tranqüilidade das águas para o abrigo das embarcações. Primitivamente a Ribeira, expressão portuguesa que quer dizer ancoradouro para reparação de naus, era uma colônia de pescadores e lugar de veraneio. De primeira aldeia de pescadores, a região transformou-se num disputado lugar de veraneio no início do século XX. A enseada da Ribeira é um espelho d´água utilizada como local de treinamentos e competições de esportes náuticos e onde está localizada a mais antiga raia de remo do Brasil. Nesta praia acontecem também as competições de vela e canoagem. No início do século XX, a enseada também serviu como hidroporto para receber as primeiras aeronaves com destino a Salvador. Hoje a antiga estação de passageiros deste hidroporto transformou-se em um restaurante à beira mar. Em frente à praia, separado pela Rua da Penha, encontra-se o conjunto arquitetônico formado pelo Palácio de Verão do Arcebispo e a Igreja de Nossa Senhora da Penha. A área é hoje um movimentado centro de lazer noturno com bares e restaurantes de cozinha típica e regional.
 
Fonte:Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia
Prefeitura Municipal de Salvador - Secretaria de Turismo
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Portal de Turismo de Salvador www.salvadortur.com.br